05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Prêmio Hipismo Brasil alimenta sonho olímpico nas categorias de base

Data: 16/05/2014

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) premiou e homenageou os principais cavaleiros e amazonas da temporada de 2013 em evento de gala realizado quinta-feira (15) no Jockey Club de São Paulo. Os jovens atletas integrantes do Projeto Categoria de Base de Salto da CBH receberam uma homenagem especial durante o Prêmio Hipismo Brasil, pelos resultados relevantes obtidos em torneios internacionais.

Pedro Egorof, Bianca Rodrigues, João Pedro Scafuro, Giulia Scampini e Guilherme Saraiva estiverem entre os atletas que participaram da cerimônia após demonstrarem o potencial da equipe de Salto da nova geração em concursos disputados nos Estados Unidos e na Argentina, o que lhes garante o direito de alimentar o sonho olímpico.

"O Pan em 2015 e a Olimpíada em 2016 são eventos que motivam os atletas e nós estamos dispostos a incluir, ainda neste ano, alguns jovens das categorias júnior e young riders nas equipes principais. Eles precisam adquirir experiência", sugeriu o diretor de Salto da CBH, Caio Sérgio de Carvalho, também técnico da equipe jovem de alta performance da entidade.

Entre as atuações que indicam um futuro promissor, destacam-se os resultados obtidos pela equipe em 2013 na Copa das Nações do Winter Equestrian Festival, o mais longo concurso hípico do mundo, em Wellington (EUA). Competindo com outros 12 países, como Estados Unidos, Canadá e Alemanha, o Brasil conquistou ouro nas categorias mirim e júnior, e bronze na young riders. Em março deste ano repetiu a expressiva participação na Copa das Nações com o bicampeonato júnior e prata na categoria mirim, em que Pedro Egoroff, de 13 anos, foi o melhor cavaleiro individual da série.

"Foi muito emocionante vestir a ‘casaca verde’ (uniforme da equipe brasileira) pela primeira vez. Deu vontade de treinar ainda mais para eu me tornar um dos melhores do Brasil. Ainda é cedo para pensar no Rio, mas posso sonhar com os Jogos de 2020 ou 2024", afirmou Ergoroff, estudante do 8º ano do ensino fundamental e que treina no Centro Hípico Terras de São José, em Itu (SP). Os atletas das categorias de base têm como meta nesta temporada, a classificação para os Campeonatos Americano (mirim, pré-júnior e júnior) e Sul-americano (young riders) da Juventude, que serão disputados simultaneamente em outubro, em Santiago, no Chile.

Hegemonia no continente - No mesmo campeonato em 2013, a equipe jovem brilhou em Rosário, na Argentina e o Brasil conquistou o ouro nas quatro categorias possíveis e ainda levou mais três pratas. No individual júnior, Giulia Scampini e João Pedro Scafuro ficaram com a medalha de ouro, assim como Laura Rait na mirim e Guilherme Saraiva na young riders. O resultado garantiu a Giulia, a vaga brasileira para a Olimpíada da Juventude, em agosto, na cidade chinesa de Nanquim.

Por questões pessoais a amazona campeã sul-americana passará a vaga para a vice, Bianca Rodrigues. "Não poderei levar minha égua, Abernante, porque as montarias serão sorteadas. Prevalecerá a atuação do atleta e por isso estou otimista. Além dos treinos, tenho me dedicado à preparação física e psicológica no Clube Hípico de Santo Amaro", relatou Bianca esperançosa por um bom resultado na China.

"O grande gol da nossa gestão é o desenvolvimento das categorias de base. Temos ótimos cavaleiros de ponta, mas só isso não basta", enfatiza o presidente da CBH, Luiz Roberto Giugni. "O projeto para a formação de novos atletas está sendo viabilizado pelo apoio do Sincov (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte) e com os recursos próprios da CBH, que acaba de firmar uma parceria com a Hyundai até o final de 2016". Caio Sérgio reforça a estratégia do presidente. "Não adianta ficarmos falando apenas de um ou dois nomes. É preciso ter nove ou dez na base para garantir a continuidade".

Fonte: ZDL

Compartilhar

Tags

Pedro Egorof, Bianca Rodrigues, João Pedro Scafuro, Giulia Scampini, Guilherme Saraiva

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.