05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

João Victor Marcari Oliva é campeão de Adestramento nos Jogos Sul-Americanos, no Chile

Data: 11/03/2014

Na tarde desta terça-feira, 11/03, a equipe brasileira de Adestramento mostrou mais uma vez que é a grande potência da América do Sul. No último dia de disputa da modalidade nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, o jovem talento João Victor Marcari Oliva conquistou a medalha de ouro na final individual freestyle com Xamã dos Pinhais ao alcançar a nota 70,781%. João Paulo dos Santos e Veleiro Top, com 68,938%, garantiram a medalha de prata e Leandro Silva com Di Caprio e 68,281% ficou com a medalha bronze. Pia Aragão com Zepelim Interagro, 65,750%, fechou em 6º lugar.

A conquista garantiu a João Victor, que tem apenas 18 anos, o título de melhor cavaleiro da competição. Além do ouro de hoje, o jovem ganhou também medalha de ouro por equipe, no sábado (08/03), e medalha de prata no individual Intermediária I, no domingo (09/03). Primogênito da medalhista olímpica e eterna "rainha" do basquete, Hortência Marcari, João Victor herdou do pai, o empresário Victor Oliva, a paixão pelos cavalos e é só sorrisos com as vitórias.

"É a maior alegria que um atleta pode ter! Minha primeira competição internacional defendendo o Brasil e estou voltando para casa com três medalhas. Essa conquista é de toda a equipe que foi muito unida e parceira, todos se esforçaram para chegar aqui. A minha motivação para continuar nessa carreira só aumentou e vou continuar trabalhando duro para tentar mais pódios para o Brasil", disse o campeão João Victor Oliva.

Em três dias de competição, a equipe brasileira de Adestramento se revelou o grande destaque da modalidade nos Jogos Sul-Americanos. Quando as disputas começaram sete medalhas estavam em jogo e os atletas mostraram a força no Hipismo brasileiro na América Latina conquistando todas elas, sem sequer dar chance para os principais rivais Argentina e Chile. Foram três medalhas de ouro, uma por equipe e duas no individual - com Leandro Silva e João Victor -, duas de prata e duas de bronze.

"Esse é um resultado fantástico para o nosso esporte. Toda a equipe da CBH está de parabéns, seria injusto citar nomes agora porque essas conquistas são fruto de um trabalho feito em equipe. Quando assumimos a CBH tínhamos como um dos nossos projetos fortalecer a parte técnica das modalidades e temos a prova de que estamos no caminho certo. Não podemos deixar de agradecer principalmente ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Ministério do Esporte, nossos grandes parceiros nessa jornada, pela confiança no nosso projeto. O planejamento para a preparação das equipes para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 está a pleno vapor", disse Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

O Adestramento, considerado a mais clássica modalidade do Hipismo e praticada no Brasil há mais de 50 anos, vive o seu melhor momento nos dez últimos anos. A estreia nos Jogos Sul-Americanos aconteceu na manhã de sábado (8/3), e não podia ser melhor. Medalha de ouro por equipe, com 68,729%, e vaga garantida para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. No domingo (09/03) foi a vez da prova individual Intermediária I e novamente deu Brasil: Leandro Silva e Di Caprio (70%132) com o ouro, João Victor Marcari Oliva e Xamã dos Pinhais (67,632%) com a prata e João Paulo dos Santos e Veleiro do Top (67,533%) com o bronze. O evento foi a estreia da belga Mariette Whitages como técnica de Adestramento do Brasil

Os Jogos Sul-Americanos acontecem na cidade de Santiago, no Chile, entre 7 e 18 de março. Além do Brasil, mais 13 países irão participar da competição: Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

As provas de Hipismo acontecem na Escola de Equitação Graneros de Quillota, no distrito de Quillota. Com fim das provas de Adestramento, todas as atenções estão voltadas agora para a equipe de Salto, que compete entre 13 e 16 de março. Os cavaleiros Cesar Almeida / Vanity Império Egípcio, Sérgio Marins / Land Peter do Feroleto, Felipe Amaral / Carthoes BZ e José Roberto Reynoso Filho / Radiator JMen defenderão o Brasil.

Resultado Jogos Sul-Americanos - Final Individual Adestramento - Freestyle

1o. lugar - João Victor Marcari Oliva / Xamã dos Pinhais (BRA) - Ouro - 70,781%
2o. lugar - João Paulo dos Santos / Veleiro do Top (BRA) - Prata - 68,938%
3o. lugar - Leandro Silva / Di Caprio (BRA) - Bronze - 68,281%
4o. lugar - Virginia Yarur (CHI) - 67,531%
5o. lugar - Florencia Manfredi (ARG) - 67,375%
6o. lugar - Pia Aragão / Zepelim Interagro (BRA) - 65,750%

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação

Compartilhar

Tags

João Victor Marcari Oliva, João Paulo dos Santos, Leandro Silva, Virginia Yarur, Florencia Manfredi, Pia Aragão

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.