05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Com planejamento, Brasil conquista sete das oito medalhas de ouro em disputa no Chile

Data: 14/10/2014

A Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) obteve excelente desempenho nos Campeonatos Americano e Sul-americano da Juventude disputados em Santiago, no Chile. Das oito medalhas de ouro em disputa, o Brasil conquistou sete, entre as provas por equipes e individuais. A paulista Giulia Scampini e a gaúcha Laura Rait chegaram ao bicampeonato nas duas disputas.

No Americano para as categorias mirim, pré-júnior e júnior, o Brasil ganhou os três ouros no individual e também por equipe. No sul-americano, restrito à young riders, o time brasileiro faturou mais um ouro por equipe. No último de competição, o time nacional teve aproveitamento de 100%, conquistando as nove medalhas disponíveis nas provas individuais das três categorias do Campeonato Americano na pista de grama do Club de Polo y Equitación San Cristóbal.

O chefe da delegação brasileira em Santiago, Constantino Scampini, afirmou antes da competição, que o Brasil teria condições de defender os títulos individuais e por equipes conquistados no mesmo campeonato em 2013 na Argentina. O também diretor de Categorias de Base da CBH estava certo. "O processo de preparação, com clínicas e seletivas, foi muito bem elaborado. O planejamento do Caio (Sérgio de Carvalho, técnico da Equipe Jovem) foi espetacular. Os atletas permaneceram o tempo todo unidos e extremamente concentrados. Foi o que fez a diferença".

O dirigente não esconde o otimismo em relação à Equipe Jovem de alta performance da CBH em breve futuro. "Tecnicamente é uma geração de grande potencial. Não tenho dúvidas de que estamos preprando uma geração olímpica. O Brasil mostrou aqui em Santiago superioridade técnica e que está mais bem organizado em relação aos demais países. Houve um reconhecimento até por parte dos próprios adversários", enalteceu Constantino.

A Equipe Jovem da CBH conta com a experiência do cavaleiro olímpico Caio Sérgio de Carvalho, além de treinador, coordenador de Salto da CBH. "Os resultados em Santiago dizem tudo. É gratificante ver que o Brasil é uma referência no continente. Estou satisfeito, mas não estou sozinho nesta missão. Outros professores cooperam muito com a gente, tem a parte de logística, somos uma equipe. O Constantino, que sempre está ao nosso lado, é um grande incentivador e um exemplo de comportamento para outros pais de cavaleiros", afirmou Caio.

Diante do desempenho, o técnico da equipe brasileira foi convidado por dirigentes de times rivais para elaborar clínicas em outros países sul-americanos. "Observando o padrão de montaria de nossos cavaleiros e amazonas, eles vieram perguntar sobre o treinamento. Pediram para eu dar uma ajuda, mas pude ver que Chile e Argentina também evoluiram bastante", considerou Caio com humildade. "Temos cavaleiros de grande futuro com ótimos cavalos. Cabe a nós, responsáveis pela CBH, prepará-los e direcioná-los de forma adequada", resumiu Caio, escalado como delegado técnico do Longines São Paulo CSI-W Indoor.

Na categoria mirim (12 a 14 anos), o mineiro André Moura (Miss Mirage) ficou com o ouro, seguido pelo pernambucano Paulo Miranda (Charleston JMen) e pelo paraibano Henry Hardman (Ravell Vila Fal). Na disputa seguinte, pré-júnior (14 a 16 anos), obstáculos a 1,30m com 33 conjuntos, a tríplice conquista feminina foi encabeçada pelo ouro da gaúcha Laura Rait (Quastor JMen), seguida pela brasiliense Siew Chiang (Asterix) e pela paulista Isabela Piovesan (GTI3). 

Na individual júnior (16 a 18 anos), o Brasil ficou com ouro, prata e bronze. Com obstáculos a 1,40m, Giulia Scampini (Keep on Fighting) somou apenas 0,98 ponto perdido, Patsy Zurita (Dobra) ficou com 1,61 enquanto o goiano Alberto Sinimbu (Sharapova) acumulou 8,01. Dos 24 conjuntos inscritos, 15 passaram à final.

Equipe do Brasil no Americano e Sul-americano da Juventude:

A equipe brasileira levou a Santiago 36 conjuntos de 12 estados : 18 de São Paulo, 3 de Brasília, 2 de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina, 1 do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco.

Mirim
1- André Fonseca Moura (MG) - ACL Miss Mirrage
2- Bernardo Braga Pereira (DF) - Valtellina do Rio Acima
3- Marcelo Gozzi (SP) - Deuly Z
4- Paulo Roberto de Miranda - (PE) Supranor Charleston JMen
5- Pedro Egoroff (SP) - Anton 640
6- Rafaela Piovesan (SP) - Madame Lili
7- Thales Gabriel Marino (SP) - Quadrille du Quick
8- Giovanna Lara de Freitas (SP) - QH Samur
9- Henry Hardman Virgolino (PB) - Ravell Vila Real
10- Filipe Baratella Risi (SP) - Vancouver de La Vaux

Pré-júnior
1- Carolina Nehrer de Souza (RJ) - Lietus
2- Frederico Antello (SP) - Chaman Z
3- Isabela Piovesan (SP) - GTI 3
4- Laura Ramos Rait (RS) - MD Quastor JMen
5- Pedro Backheuser (RJ) - Q Pleasure
6- Rodrigo Jardim da Rosa (SC) - Capuava JMen
7- Rodrigo Junqueira (SP) - Corlanda II JMen
8- Victoria Junqueira Mendonça (SP) - Ulrike Hallenhof
9- Luis Octavio Franco (MS) - Anoux Z
10- Siew Chiang Cheng (DF) - Asterix

Júnior
1- Alberto Sinimbu (GO) - Sharapova MCJ
2- Bianca Rodrigues (SP) - Abernante
3- Gilberto Haraguchi Jr. (DF) - Atlanta VII
4- Giulia Scampini (SP) - Keep on Fighting
5- Patsy Mourão Zurita (SP) - Dobra
6- Pedro Moura Carvalho (MG) - Royal Flow HV
7- Rafael Rodrigues Moderno (SP) - Calousco
8- Maria Vitoria Ludwig (SC) - Gizelle Watering
9- Sarah Vasconcelos (SP) - Wartagena
10- Yasmim Marinho Santos (AM) - Piaf de Quintin

Young Riders
1- Filippo Ferrantelli (SP) - Corlanda JMen
2- Daniela Miró de Campos (PR) - Sting
3- Thiago de Arruda Martins (SP) - Anneline
4- Anna Paula de Noronha (RS) - By Ranna Unique Times
5- Mario João Boff Neto (SP) - Refasol Tame
6- Iury Borges (PR) - August Utopia

Fonte: ZDL Comunicação, HipismoBR

Compartilhar

Tags

André Fonseca Moura, Giulia Scampini, Laura Ramos Rait, Nehrer de Souza, Alberto Sinimbu, Filippo Ferrantelli

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.