05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Campeonato Brasileiro dá a largada durante a 2a.Copa Legendário de Atrelagem, em Boituva, em SP

Data: 23/04/2013

Elegância nos trajes e arreios, “carros” de diferentes estilos, técnica cada vez mais apurada na condução dos animais e muita adrenalina nas pistas. Esses foram alguns dos ingredientes da 2ª Copa Legendário de Atrelagem realizada no sábado 20, no Haras dos Sonhos, em Boituva, interior paulista. Válida como I etapa do Campeonato Brasileiro de Atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a competição reuniu 63 conjuntos, dez raças, competidores de mirins a adultos, homens e mulheres e um público estimado em mais de 1.500 mil pessoas.

Idealizada por Márcio Narezzi e com organização técnica da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat), a 2ª Copa Legendário de Atrelagem foi dividida em duas categorias: Derby e Maneabilidade. Nas duas provas foram avaliados condutores e animal. O juiz observou a habilidade do competidor na condução do animal, que por sua vez foi avaliado na obediência aos comandos do cavaleiro. Com percursos pré-determinados e diversos obstáculos, as disputas foram ao cronômetro, com tempo concedido, mas menor na categoria Derby, realizado no Brasil pela primeira vez.

Na pista da 2ª Copa Legendário de Atrelagem, duas e até três gerações de uma mesma família competiram junto, comprovando o lema do anfitrião Márcio Narezzi de que o evento “é um encontro de família e amigos apaixonados por cavalos e Atrelagem, além de motociclistas convidados da BMW para desvendar as trilhas do Haras dos Sonhos, numa inusitada reunião de públicos”, diz. Exemplo disso é a família Souza, da Estância do Dunga, de São Paulo (SP). Três gerações dos Souza competiram lado a lado, ora na condução do animal, ora como “groom”, apoiando o condutor. O avô Ronaldo Ricardo de Souza era todo entusiasmo como “groom” dos netos Gabrielzinho e Katarina Vassalaques de Souza, e também atuando com o filho Gabriel Ricardo de Souza.

O quarteto, que levou dezesseis animais para a competição, de pôneis ao peso-pesado Percheron, disputou, na Maneabilidade, as categorias Mirim, Infanto-Juvenil, Iniciantes, Amadores Avançados, Profissional e Profissional Cavalos Novo; no Derby disputou e venceu na Iniciantes. E os Souza fizeram bonito subindo em todos os pódios e conquistando a faixa de campeão quatro vezes. A Estância do Dunga também marcou presença na pista de demonstração de cavalos em liberdade com a apresentação de um belo Friesian, raça de origem holandesa que se caracteriza pela pelagem negra e longas crinas.

Outro destaque da pista desta I etapa do Campeonato Brasileiro de Atrelagem foi o Puro Sangue Lusitano Brilho SA, criação do Haras Santo Ângelo, de Cleto Monteiro, e propriedade do Haras dos Sonhos. Irmão materno de Brilho do Rimo, Campeão Mundial de Equitação de Trabalho, Brilho SA venceu em todas as categorias que participou. Conduzido por Ednaldo Souza Reis, Brilho SA foi o campeão da série Profissional, categoria um cavalo, tanto no Derby quanto na Maneabilidade, além de ter vencido na série Amadores Avançados, também na Maneabilidade, conduzido pelo anfitrião Márcio Narezzi.

Única representante estrangeira na competição, Ana Patrícia Figueiredo, de Portugal, confirmou ser “expert” em Derby, prova onde é campeã nacional em seu país, vencendo na série Profissional, categoria parelha cavalo, conduzindo Entrevero Serrano e Fandangueiro do Brasil, da raça Crioula.

A Maneabilidade foi dividida em 14 categorias e o Derby em quatro.

Campeões da Maneabilidade:

Mirim, categoria um pônei: David Snaú conduzindo Barril.

Mirim, categoria parelha pôneis: Julia Alvarenga conduzindo Poca e Hontas, da raça Shetland.

Infanto-Juvenil, categoria parelha pôneis: Gabriel Souza Gomes Neto conduzindo Leite e Chocolate.

Iniciante, categoria um cavalo: Milene E. Cavalcante Greco conduzindo o Crioulo Entrevero Serrano.

Iniciante, categoria um cavalo de tiro: Milene E. Cavalcante Greco conduzindo a égua Bretã Nicole SFB.

Iniciante, categoria 2 cavalos: Carlos Alexandre de Souza conduzindo Cadmus e Cagliostro, da raça Puro Sangue Lusitano.

Amadores Avançados, categoria um cavalo: o anfitrião do evento Márcio Narezzi conduzindo o Puro Sangue Lusitano Brilho SA.

Amadores Avançados, categoria um cavalo de tiro: Cláudio Borja conduzindo Pharaó, da raça Clydesdale.

Amadores Avançados, categoria parelha cavalo de tiro: Ronaldo Ricardo de Souza conduzindo Taican da Arca e Reitor da Arca, da raça Percheron.

Profissional, categoria um cavalo de tiro: Ednaldo Souza Reis conduzindo o Clydesdale Champ.

Profissional, categoria um cavalo: Ednaldo Souza Reis com o Puro Sangue Lusitano Brilho SA.

Profissional, categoria parelha cavalos: Gabriel Ricardo de Souza com Aline e Tuane, da raça Haflinger.

Profissional Cavalos Novos, categoria parelha cavalos: Gabriel Ricardo de Souza com Dona e Olimpikus, da raça Brasileiro de Hipismo.

Avançados, categoria 4 cavalos: Antonio Mariano de Souza conduzindo Cadmus, Cagliostro, Comache e Crispim, todos Lusitanos sufixo Interagro.

Os campeões do Derby:

Iniciante, categoria um cavalo: Milene E. C. Greco conduzindo Nicole SFB, da raça Bretã.

Iniciante, categoria dois cavalos: Laércio conduzindo Dona e Olimpikus, da raça Brasileiro de Hipismo.

Profissional, categoria um cavalo: Ednaldo Souza Reis conduzindo Brilho AS, um Puro Sangue Lusitano.

Profissional, parelha cavalos: Ana Patrícia Figueiredo, de Portugal, conduzindo os Crioulos Entrevero Serrano e Fandangueiro do Brasil.

 

Fonte: Rute Araújo

Compartilhar

Tags

Nenhuma tag relacionada.

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.