05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Brasil está em 12o. lugar de 35 equipes participantes no salto após um dia cheio de surpresas na Nor

Data: 02/09/2014

O primeiro dia da competição de saltos dos Jogos Equestres Mundiais teve alguns resultados supreendentes. 35 equipes e 153 cavaleiros entraram na pista desenhada pelo francês Frederick Cottier com obstáculos a 1.50, para a prova ao cronômetro, em que a falta foi revertida em tempo. Um refugo do conjunto atual campeão olímpico Steve Guerdat e Nino Des Buissonnets, a favortia Alemanhã em quarto, nove conjuntos eliminados, a atual campeã olímpica Grã Brentanha em 11o, além da queda do brasileiro Doda Miranda foram alguns dos resultdos inesperados deste primeiro dia de Mundial. Os donos da casa acabaram na liderança por equipes com 2,08 pontos perdidos, seguidos da Suécia com 3,01 e dos Estados Unidos com 3,73. O Brasil terminou o dia na 12a. colocação com 12,95 a dois pontos do TOP 10. O Catar é o 10o. colocado com 11,01. No individual, o irlandês Bertram Allen / Molly Malone V está em primeiro com zero pontos (77s01), com o francês Patrice Delaveau / Orient Express HDC (0.08 pts - 77s18) em segundo e o belga Gregory Whatelet / Conrad de Hus ( 0.16 pts - 77s33), em terceiro.

O primeiro brasileiro a entrar na pista pelas cores do Brasil foi Doda Miranda com AD Rahmannshof's Bogeno, que usou a estratégia de andar forte, já que seu cavalo é rápido e apropriado para este tipo de prova. Tudo ia caminhando dentro do planejado, com Doda sendo um dos conjuntos mais rápidos até o obstáculo de número nove. Bogeno deu um refugo e o brasileiro acabou caindo.

" Desde o início eu botei um ritmo forte e o Bogeno vinha muito bem. Até que saí do duplo e na curva para a vertical, eu quase perdi o estribo, o cavalo foi saindo de lado e refugou. Mas o pior mesmo foi eu ter caído. Fiquei muito decepcionado, pois para mim foi um desastre. Em 30 anos de hipismo, nunca tinha passado por isso numa competição deste nível. Mas faz parte do esporte e agora mais do que nunca estou confiante para fazer dois percursos limpos e dar de presente para a minha equipe", comentou Doda.

Pedro Veniss foi o próximo brasileiro a entrar na pista do estádio D`Ornano e mostrou que não se abalou com o início difícil da equipe brasileira. No dorso de Quabri de L Isle, Pedro fez um percurso sem faltas no tempo de 83.80 e foi o brasileiro mais bem colocado no dia de hoje (3.39 pts - 34º lugar).

" Meu cavalo saltou muito bem. Ele não é um cavalo muito rápido e por isso fiquei bastante satisfeito com o resultado hoje", disse Pedro.

Marlon Zanotelli / AD Clouwni foi o próximo conjunto verde e amarelo na pista e com uma falta na vertical de número 12, Marlon fez a sua estreia em Jogos Mundiais, somando 87s94 (5.46 pts - 63ª).

" Eu não estava nervoso e sim consciente de tudo o que precisava fazer. Meu cavalo está bem e as dificuldades aqui são as que já estamos acostumados ao longo do ano. Nossa equipe está muito unida, sabemos que hoje o dia foi de batalha, mas é confiança total para amanhã", comentou o maranhense.

O campeão olímpico Rodrigo Pessoa fechou a participação brasileira nesta tarde em Caen. Montando Status, Rodrigo fez um percurso sem faltas no tempo de 85s22 (4.10 pts - 44ª), colocando o Brasil na briga pelo TOP 10.

" Eu sabia que não podia arriscar muito para chegarmos com chances amanhã. Nosso objetivo é brigar pelo TOP 10. Com as características da prova de amanhã, que são melhores que as de hoje para os nossos cavalos, podemos melhorar e subir posições", contou Rodrigo Pessoa.

Nesta quarta, cada conjunto faz um percurso em que a falta vale quatro pontos e não é mais convertida em tempo. As 10 melhores equipe se classificaram para a final na quinta (04/09). As cinco equipes mais bem colocadas garantem vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

No volteio, o Brasil também fez sua estreia nos Jogos Equestres Mundiais. Na apresentação de exercícios obrigatórios , a equipe brasileira formada por Clara Zerwes Tremblay, Fernanda Dib Gabriel, Gabriela do Amaral Pena, Izac Silva de Araújo, Marina Guedes Gargantini, Olivia Tavares Vieira da Cunha, Thais Reinhart Tavares Paes e Yasmin Rossini Rahme ficou na 15ª colocação com 5,879.. Nesta quarta, o Brasil volta a se apresentar na Zenith, arena indoor no Parque de Exposições de Caen. Áustria (7,873), Alemanha (7,852) e Suíça (7,757) são as três primeiras colocadas.

"Hoje foi o primeiro dia de compentição e Brasil foi representado por uma equipe na qual quatro de seus seis atletas são estreantes em Jogos Mundiais. Mesmo assim os resultados foram satisfatórios e estamos otimistas para a apresentação dos Livres amanhã", contou a chefe de equipe do volteio Maria Luiza Giugni.

Acompanhe as notícias da CBH no site oficial e nas redes sociais:
www.cbh.org.br
facebook.com/ConfederacaoBrasileiraHipismo
instagram.com/cbhoficial

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação

Compartilhar

Tags

Doda Miranda, Marlon Zanotelli, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.